WWW... Todos nós já digitámos, pelo menos uma vez na vida, estas três letrinhas. Mas perceber realmente a sua essência ultrapassa o conhecimento de todos, em geral. World Wide Web é basicamente uma rede de computadores na Internet que nos fornece toda a informação que queremos em forma de hipermídia - podem ser vídeos, sons, figuras e hipertextos. Para vermos essa informação basta usar um software, chamado navegador (o nome mais comum é browser) que vai descarregar essas informações (os documentos ou páginas) e mostrá-las na nossa tela.
O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração do World Wide Web (daí a necessidade de explicar este conceito no parágrafo acima). Este termo foi inicialmente usado por Tim O'Reilly para descrever a evolução da Web:
"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva."
A Web 2.0 é, então, uma rede vista sob a perspectiva de uma plataforma gigante que comunica e partilha serviços e conteúdos, cuja arquitectura possibilita que os conteúdos pessoais, produzidos por cada um de nós, tenham o seu espaço e divulgação na Internet. Para uma melhor compreensão basta analisar os exemplos: a wikipedia - uma enciclopédia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios Internautas; o Myspace - site em que cada banda pode editar os seus albuns, biografias; o youtube; os blogs onde cada Internauta escreve o que quiser sobre si.
Portanto, Web 2.0 é um termo que reforça a ideia de troca de informações e colaboração dos Internautas com sites e serviços virtuais. O objectivo é que o espaço online se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
Sites a consultar:
O'Reilly
O que é a Web 2.0